Montag, 17. September 2012

A análise dos sonhos (Parte V)



Sonhos telepáticos

Das muitas pessoas que foram atendidas por mim constatei o mesmo que Jung, algumas delas apresentam nos seus sonhos características especiais que se podem relacionar com um carácter telepático. Há pacientes que até têm receio de sonhar porque cada vez que aparecem os simbolos oníricos pensam que se vão confrontar com situações desagradaveis que ocorrerão no futuro.

 
Entre estes sonhos telepáticas, como constatei no meu consultorio, anunciam na maioria a morte de um ser querido, ainda que a sua mensagem nem sempre se apresente claramente. Uma paciente por exemplo sonhou que o seu pai subiu a um portão e caiu ferindo-se. Poucos meses mais tarde o seu pai morreu na realidade.

 
Mas nem todos os sonhos telepáticos anunciam morte. Na época em que escrevia o meu trabalho de licenciatura em psicologia clínica uma presidiaria relatou-me que tinha sonhado o dia em que o seu marido foi preso constatando-se logo o sonho.

 
Existem também sonhos premonitorios que fazem referência à abertura a um novo relacionamento de amor, ou de amizade, ou a situações pouco significativas da vida mundana, por exemplo: mudança de casa.

Muitos de nós poderão relatar algo com respeito aos seus sonhos relacionados a uma premonição. Uma vez tive um sonho anticipatorio de conteúdo simples.

 
Tinha que preparar um almoço para uma amiga. Umas horas antes da sua chegada dormi e sonhei que ela me dizia que vinha com  muita antecedência pelo que ao acordar o sonho pareceu-me tão verídico que preparei tudo com rapidez. A pessoa efectivamente apareceu muito antes e surpreendeu-se do meu acerto.

Na realidade a instância do incosnciente não é nem espacial nem temporal , é por isso que em determinadas circunstâncias és capaz de predizer os acontecimentos que a consciência não é capaz de saber. O importante é entender quando um sonho é premonitorio, pois muitos deles parecem ser, mas logo entendendo-os correctamente a sua função é diferente da telepática



 
                                                       Disenhado por Ernesto Ferrer
 

2 Kommentare:

  1. É possivel se comunicar com pessoas vivas através de sonho? Visualizar uma pessoa e ter um encontro com ela durante o sono?

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Estimado leitor do blog

      O inconsciente é uma instância muito poderosa. Imagine a força descomunal das cataratas do Iguaçu, você não pode com as suas mãos mudar o leito ou pensar em controla-lo. O que vai a conseguir é mexer na água numa parte serena do seu leito. O máximo que podemos fazer é observar a sua extraordinária força. Quando fui varias vezes à Foz de Iguaçu ficava impressionado, porque mesmo lá encima onde era a parte mais perigosa, estava ás vezes uma pessoa deitada numa grande rocha – ilha, muito arriscada, a observar a queda da água.
      Se você quisesse influenciar com intenção e vontade, ou seja com a sua consciência no inconsciente, usando como mecanismo o sonho para conquistar um objectivo, conseguirá, mais só na parte mais próxima da consciência, do lado subconsciente superficial da psique. Isto seria a certo nível possível, como quando duas pessoas vêm um filme e vão sonhar as duas com cenas similares, ou seja aquilo que mais ficou emocionalmente carregada na psique das duas. Sem duvida, para que esta situação aconteça, deve haver nas duas pessoas como condição necessária, características de personalidade que flúem uma com outra, e o mesmo interesse, neste seu caso, “de se encontrar”.
      Ricardo

      Löschen