O corpo e a alma representam uma unidade.
Embora neste campo não seja possível realizar estudos científicos para mim é claro que as pessoas que trabalham sua psique prolongam o tempo de suas vidas.
Não só que aquelas pessoas vivem mais intensamente, mais conscientes, segundo a minha experiência como psicólogo comprovo constantemente que o trabalho com a alma dos pacientes, faz com que a sua energia circule livremente tanto na psique como também no corpo, beneficiando assim a sua saúde.
A pessoa relaxa-se, respira profundamente , a sua pele muda de tonicidade , parece que sai um peso interior que vai mais além do espiritual, também é físico.
Antigamente, a medicina clássica separava o corpo da alma. Hoje em dia todo médico letrado sabe acerca da grande influência que tem a psique sobre o corpo, tanto assim que a palavra "psicossomático" é um termo muito usado na ciência médica.
Quando uma pessoa não leva a sério a sua psique, ignorando-a, ela manifesta-se em qualquer momento através do corpo, dando-se uma doença psicossomática, "a alma, quando não é escutada, chora através das células" do corpo. Manifesta-se numa linguagem de doença física e pior ainda, continua a ser ignorada, ao final, pode conduzir o indivíduo a desenvolver uma doença cronica e leva-lo até à morte.
Quantas vezes temos presenciado no nosso meio em pessoas próximas, que se vão rapidamente quando morre o companheiro/a da sua vida. O poder que tem a psique sobre o corpo é reconhecido e inegável pelo mundo científico.
Nós somos compostos de energia que inclusive, a encontramos na matéria, no ar, solo, etc. No corpo circula a energia através de meridianos ou chacras. De acordo com a sensibilidade de cada pessoa quando há uma tensão psíquica não trabalhada , ou seja sofrimento, inconformidade, medo, tensão, raiva, imaturidade para realizar um trabalho, desilusão no amor, etc, se não for tratada ao nível da alma esta causará um bloqueio da energia psíquica que com o tempo também impedirá o livre fluxo de energia numa parte focalizada do corpo, causando doenças.
"Uma senhora que chegou um dia ao meu consultório sofria por não poder ter filhos. Depois de um processo terapêutico, de uma transformação interior, teve um lindo filho. Foi assim que nela começou a fluir a energia bloqueada que a impedia de viver a sua feminilidade e, portanto, a impedia de ser mãe".
Por outro lado o corpo e as suas aflições, mas também os seus prazeres, podem servir de porta a um relacionamento ideal com o inconsciente.
Alma e corpo estão intimamente relacionados, o bem estar de um lado ajuda a longevidade do outro.