Sonntag, 31. Juli 2011

Ricardo Silva Holland / Terapia Psicológica


Nasci em Bonn residi em vários países da Europa e América do Sul.

Ocupo-me com a Psicologia desde os meus 21 anos. Formação em diversas universidades, em diferentes continentes. O título de Psicólogo Clínico na Universidad Católica de Quito, pré bolonha, o título de Diplom Psychologe na Universidade de Bremen, pré bolonha,universidade com o nível internacional de  excelência,  o mestrado de psicologia de Carl Gustav Jung na Universidad Ramón Llull de Barcelona, pré bolonha, o curso de psicoterapeuta de psicologia Iniciática de Karlfried Graf Dürckheim. Sou membro da Ordem dos Psicólogos Alemaes, número 54021, Federação dos psicólogos suíços.
Hoje, com mais de 30 anos de tratar as pessoas com terapia individual e grupal, em diferentes culturas, aplico métodos psicológicos que consideram a alma, mente e corpo como uma unidade, considero os problemas físicos sob um ponto de vista psicossomático, uso métodos tais como, os psicografismos, associação livre de ideias, psicodrama, trabalho para sentir o Hara mediante a Bioenergética, análise de sonhos, meditação, auto-relaxamento, etc...


Quem são as pessoas que procuram o meu consultório:



Professores Universitários, professores, empresários, médicos, massagistas, terapeutas, jardineiros, donas de casa, advogados, lojistas, atletas, pintores, bancários, donos de imobiliários, vendedores de carros, trabalhadores sociais, directores, polícias, alunos nas várias fases etárias, etc....



Problemas que levam inicialmente as pessoas a contactarem:



Medos; Perturbações (alimentares, sono, etc...), Crises de Pânico e Depressões; Problemas comportamentais, relacionais e amorosos, relacionados com Sexualidade, Obsessão e Compulsão; Luto e perda, dependência amorosa; Dor, Doença Crónica; Aspectos psicológicos do Emagrecimento e Nutrição Estética, Auto-imagem e Relação com o corpo; Separação, Divórcio, Instabilidade emocional, Desenvolvimento pessoal e Auto-conhecimento; Comportamentos Aditivos (álcool, substâncias, jogo); Situações de crise (pessoal, familiar, profissional).

O mais especial nos meus pacientes é que eles vêm à terapia porque querem encontrar-se, querem entrar na sua alma para fazer um caminho e desenvolver seu lado interior.

Minha Terapia                                                

Cuadro de Rosemarie Roth
Ao Encontro da Tua Essência       

O que entende do conceito de ser saudável?

As respostas podem ser muito diferentes, pois existem dois tipos de sofrimentos: o sofrimento devido à incapacidade em frente a uma exigência da vida e o sofrimento originado pela carência de ser um - mesmo com a sua própria “Essência”. (Karlfried Graf Dürckheim)

 Saudável é o ser humano que, como pessoa conseguiu ser transparente frente à sua “Essência” e que encontrou nela o centro que lhe dá sentido e lhe serve de fonte inesgotável à sua vida, uma fonte que é curadora e transformadora a qual emana também durante momentos difíceis da vida.                                                            

Pontos básicos da terapia

 A-PSICOTERAPIA CLÍNICA:
Mediante métodos de Psicologia Iniciática, Jungiana e da Gestalt vamos ao encontro do sentido pessoal do conflito. Ganhando cada vez mais consciência  contactamos com as nossas forças latentes e o sentido da vida.
B- BIOENERGÉTICA:
Toda doença física se deve a um bloqueio da energia e tem raízes na alma.
Por meio de palpação, relaxação, concentração voltamos ás origens da doença. Assim se ajuda a que flua normalmente a energia no organismo superando em muitos casos deficiências físicas.

C- ANÁLISE DE SONHOS: Os nossos sonhos são o espelho da alma com carácter mágico. Enviam-nos mensagens, da profundidade da alma, cheias de sabedoria. Apresentam-nos soluções para conflitos que normalmente não podemos solucionar e falam-nos de situações que vão acontecer no futuro. Compreender o seu significado real levanos a adquirir mais sabedoria sob nos  e energia vital.
.


Ricardo Holland


A Psicologia Analítica




 





Carl Gustav Jung seu fundador, foi o psicólogo pioneiro que propôs que a psicologia fosse vista, não só do ponto de vista terapêutico, mas principalmente como um caminho espiritual incorporado num desenvolvimento interior.

Ao longo do tempo o homem está a perder a fé e as suas raízes religiosas. Jung advertiu há décadas este fenómeno. Ele já antecipou que o niilismo poderia causar sérios problemas pessoais.

O problema é que actualmente as religiões não resolvem o mistério do sentido da vida. Quando o homem desenvolveu sua consciência mental, a religião foi perdendo cada vez mais as experiências pessoais dos ritos, adoração e exercícios.



O ser humano precisa de um caminho pessoal e vivencial. Este processo é chamado por Jung "o caminho de individuação". O caminho de individuação tem que ser pessoal, vivencial e passa por diferentes fases.

A etapa inicial dos pacientes é conhecer seu arquétipo da "sombra". Isto é difícil e complicado, uma vez que ele refere-se a tudo o que o paciente não quer ver, aceitar de si mesmo. Nos alcoólicos, toxicodependentes, obesos, especialmente pessoas com adições a sombra é muito grande e apresenta-se com claridade. É como se o amigo falso os levasse sempre ao canto errado. Eles sentem-se enganados por si mesmos, desesperados, incapazes de sair do labirinto.

Na pessoa deprimida apresenta-se este arquétipo numa forma mais subtil, oculto, difícil de ser visto pela consciência. Ele aparece como personagens furtivos que levam as pessoas a viver explosões de raiva auto-destrutiva.

Mas quando este lado escuro integra-se na personalidade e na consciência, transforma-se aquilo que anteriormente era destrutivo numa instância psíquica que dá força, segurança e energia para seguir em frente com sucesso.